Brasileiros

Califórnia aprova testes com carros autônomos sem a presença de um motorista

Página B - Inovação

Departamento de Veículos a Motor também prevê testes com carros fabricados sem volantes, espelhos e pedais a partir de 2018
IDG Now!
Publicado em: 16/10/2017 - 11:54Alterado em: 16/10/2017 - 11:54

As companhias de tecnologia e as montadoras de veículos parecem ter conquistado um novo e grande capítulo a respeito do teste de carros autônomos no estado da Califórnia, EUA.

Por lá, o Departamento de Veículos a Motor (DMV, na sigla em inglês) informou que permitirá que os carros autônomos, incluindo aqueles fabricados sem volantes, espelhos retrovisores e pedais, sejam testados em suas estradas a partir do próximo ano sem a presença de um motorista humano. Até então, testes com tais veículos precisam ser obrigatoriamente conduzidos com a observação constante de um homem ou uma mulher atrás do volante. 

Segundo informações do site The Verge, a regulamentação do departamento foi revisada e disponibilizada nesta semana. Ela ainda passará por um período de 15 dias de análise pública, para depois ser enviada para o governo estadual e, assim, começar a ser aplicada em algum momento de 2018. 

Em pouco tempo, a Califórnia se tornou um dos lugares exemplares quando se pensa em condução independente, isso porque muitas empresas de tecnologia como a Waymo e Uber, estão baseadas no Vale do Silício. De acordo com o DMV, atualmente 42 empresas utilizam 285 carros autônomos nas estradas do estado para testar novos recursos.

Vale lembrar que atualmente, o governo federal estadunidense está considerando uma legislação que permita às empresas fabricar e implantar carros sem controles tradicionais como pedais e volantes. Projetos de lei propostos também preveem que os estados estabeleçam suas próprias leis que supervisionam os testes autônomos, o que poderia, no entanto, esbarrar no sistema bem estabelecido da Califórnia.

Assine e Colabore

Precisamos do seu apoio. Por menos de um café com pão de queijo, você garante jornalismo com rigor editorial.

X

Acesso restrito a assinantes e cadastrados

Você atingiu o limite de 5 REPORTAGENS por mês

Identifique-se para continuar e ler 10 Reportagens por mês

Cadastre-se

ou

Conecte-se com o Facebook

já sou cadastrado

Colabore conosco!
Colabore com o futuro do jornalismo de qualidade.
Assine agora e tenha acesso ilimitado

Aproveite nossa promoção de lançamento e pague apenas R$ 1,90/mês*

Quero Assinar * Promoção válida até 31 de Dezembro de 2017