Brasileiros

Elon Musk quer usar foguetes para transportar pessoas a qualquer lugar da Terra

Página B - Inovação

Uma viagem de Nova York a Xangai levaria meia hora, disse CEO da SpaceX. Nova ambição do empresário visa construir meio de transporte mais 'versátil'
IDG Now!
Publicado em: 02/10/2017 - 08:44Alterado em: 05/10/2017 - 15:14

Elon Musk é considerado um sujeito visionário. Com a Tesla, se tornou um dos principais nomes da indústria de carros elétricos e autônomos e com a SpaceX avançou a corrida espacial e tornou frequente a capacidade de lançar e recuperar foguetes. Musk também tem outros empreendimentos ambiciosos que envolvem a escavação de túneis para hyperloops e, claro, a pretensão de colonizar nosso planeta vizinho.

Agora, Musk compartilhou outro projeto que endossa a sua visão para o futuro da mobilidade. Durante a 68a edição do Congresso Internacional de Astronáutica, em Adelaide, Austrália, Musk falou sobre um novo foguete, o Sistema de Transporte Interplanetário (ITS, na sigla em inglês), apelidado de BFR (sugestivo acrônimo para Big Fucking Rocket). O objetivo? Viajar a qualquer lugar da Terra em menos de uma hora. 

Se o conceito se tornar realidade, Musk disse que uma viagem de Nova York a Xangai poderia ser feita em apenas 30 minutos. Em resumo, Musk quer usar foguetes reutilizáveis para transportar pessoas não só a Marte, mas também para geografias terrestres.

"Se nós vamos para lugares como Marte, por que não a Terra?", indagou o CEO da SpaceX durante a conferência. As informações são da Bloomberg. 

Após uma apresentação altamente técnica, reporta o jornal, uma animação foi projetada em uma grande tela atrás de Musk. Nela, pessoas subiam em um navio ultrarrápido em Nova York, para depois subirem no BFR em uma plataforma na água. Então, a espaçonave viaja para Xangai em cerca de meia hora.  

"Viajar para a maioria dos lugares na Terra levaria 30 minutos e a qualquer lugar menos de 60", escreveu Musk em um post do Instagram. A animação também pode ser vista abaixo. O empresário não respondeu a perguntas após sua apresentação, mas mencionou na rede social que o custo por passageiro no BFR seria o mesmo que uma passagem em classe econômica em qualquer companhia de avião.  Musk ainda disse que o BFR terá 40 cabines capazes de transportar cerca de 100 pessoas por vez. 

Musk disse que a empresa planeja usar as crescentes receitas do lançamento de satélites para financiar o desenvolvimento do BFR. Ele também disse que acabaria substituindo a atual frota de foguetes da SpaceX, incluindo aí o histórico Falcon 9, para que a empresa pudesse concentrar todos os seus recursos no desenvolvimento do BFR, que teria uma vocação mais versátil enquanto transporte. 

O novo veículo poderia ser usado para lançar satélites, levar carga para a Estação Espacial Internacional e até mesmo fazer missões lunares para criar uma base na Lua. A atual frota Falcon 9 da SpaceX é usada para fazer algumas dessas coisas já, mas Musk diz que eventualmente a empresa se voltará para o ITS ou BFR para fazer todas as suas missões espaciais.

Assine e Colabore

Precisamos do seu apoio. Por menos de um café com pão de queijo, você garante jornalismo com rigor editorial.

X

Acesso restrito a assinantes e cadastrados

Você atingiu o limite de 5 REPORTAGENS por mês

Identifique-se para continuar e ler 10 Reportagens por mês

Cadastre-se

ou

Conecte-se com o Facebook

já sou cadastrado

Colabore conosco!
Colabore com o futuro do jornalismo de qualidade.
Assine agora e tenha acesso ilimitado

Aproveite nossa promoção de lançamento e pague apenas R$ 1,90/mês*

Quero Assinar * Promoção válida até 31 de Dezembro de 2017