Brasileiros

Agenda: Confira os destaques das próximas semanas

Arte - Sociedade

Na capital paulista, além do 20º Festival de Arte Contemporânea Sesc Videobrasil e do 35º Panorama da Arte Brasileira, é possível conferir trabalhos de Di Cavalcanti e Robert Frank. Já a capital fluminense recebe exposição de Lais Myrrha
Da Redação
Publicado em: 11/10/2017 - 19:12Alterado em: 19/10/2017 - 18:27

INSTITUIÇÕES




Detalhe da obra de Elvis Almeida, Sem título, 2016

20º Festival de Arte Contemporânea Sesc Videobrasil, coletiva no Sesc Pompeia, em São Paulo, até 14/01/2018

Dirigida por Solange Farkas, essa edição do Festival contou com uma comissão composta pelos profissionais: Ana Pato, Beatriz Lemos, Diego Matos e João Laia. A comissão selecionou 68 obras de 50 artistas vindos de 25 países, que pensam práticas artísticas limítrofes às fronteiras entre as ciências, a natureza, a história e as sociedades. A mostra reúne obras bi e tridimensionais, vídeos instalados, um programa de vídeo com cinco segmentos, que será exibido no Auditório, ao longo de todo o Festival.




Detalhe da obra de Cadu, Soy mandala, 2017

35º Panorama da Arte Brasileira – Brasil por multiplicação, coletiva no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), em São Paulo, até 17/12

Com curadoria de Luiz Camillo Osorio, a Panorama deste ano reúne obras de 20 artistas, além de coletivos do País – não só de artes plásticas, como também de dança, fotografia e arquitetura. Dentre os destaques, estão Barbara Wagner (Brasília), Benjamin de Burca (Alemanha), José Rufino (Paraíba) e Fernanda Gomes (Rio de Janeiro), com trabalhos inéditos. A mostra conta também com seleção da produção fotográfica do Coletivo Mão na Lata, da favela da Maré, e com trabalho de artistas do coletivo MAHKU, do povo indígena HuniKuin, do Acre.




Foto de Robert Frank, tirada em New Orleans, do livro The Americans

Robert Frank: Os Americanos + Os livros e os filmes, individual no Instituto Moreira Salles, em São Paulo, até 30/12

O IMS Paulista apresenta, pela primeira vez no Brasil, Os americanos, de Robert Frank, um dos nomes mais importantes da história da fotografia. A série, com 83 fotografias em cópias da década de 1980, pertence à coleção da Maison Européenne de la Photographie e é uma das poucas séries completas da obra de Frank. A exposição traz também Os livros e os filmes. A curadoria é de Samuel Titan Jr., Sergio Burgi e Gerhard Steidl. Clique aqui para saber mais sobre o novo espaço do IMS.




Detalhe da foto de Marcela Bonfim (Divulgação/Facebook)

(Re)conhecendo a Amazônia Negra, individual na Caixa Cultural São Paulo, até 17/12

A Caixa Cultural São Paulo recebe exposição com 55 fotografias de Marcela Bonfim, repórter fotográfica, em comunidades negras da Amazônia. Estão reunidas 33 imagens ampliadas em madeira e 22 imagens impressas no formato lambe-lambe, para intervenção em espaços abertos. A mostra tem o objetivo de promover a memória da população negra amazônica e o reconhecimento de seu legado na formação dos aspectos socioculturais da região norte. Confira mais imagens aqui.




Detalhe da obra de Di Cavalcanti, Mulheres na janela, 1926

“No subúrbio da modernidade – Di Cavalcanti 120 anos”, individual na Pinacoteca, em São Paulo, até 22/1/2018

No mês em que se comemora 120 anos do nascimento de Emiliano Di Cavalcanti, a Pinacoteca abre exposição com mais de 200 obras do artista, entre pinturas, desenhos e ilustrações. Com curadoria de José Augusto Ribeiro, a mostra pretende não só trazer obras icônicas de Di Cavalcanti, um dos mais importantes artistas do modernismo brasileiro, como também apresentar aspectos menos conhecidos de sua trajetória - como sua condição de correligionário do Partido Comunista do Brasil (PCB), ilustrações que criou para capas de discos e charges para revistas.




 Panmela Castro, Femme Maison, 2017 (Foto: Adriano Sobral)

2ª Frestas – Trienal de Artes, coletiva no Sesc Sorocaba, até 3/12

Com a proposta de descentralizar a produção de arte, o Sesc apresenta  a segunda edição da Frestas em Sorocaba. A mostra, que neste ano reúne mais de 160 trabalhos, tem curadoria de Daniela Labra. As obras ocupam o espaço expositivo do Sesc e outros pontos da cidade, visando inserir a arte no cotidiano dos moradores. Um dos destaques dessa edição é a produção de Maria Thereza Alvez, que expõe réplicas de artefatos indígenas em várias partes da cidade, chamando atenção para os processos de apagamentos históricos. No sábado, acontece a oficina “O educador-artista e a performance da educação”.




Marilá Dardot, A República, 2016

As Bandeiras da Revolução: Pernambuco 1817-2017, na Galeria Massangana, em Recife, até 3/12

Apesar de sua duração efêmera, a Revolução Pernambucana de 1817 foi a primeira tentativa vitoriosa de instalar a forma republicana de governo no Brasil. A exposição reúne documentos sobre o movimento e trabalhos de artistas visuais que se valem do suporte ou da ideia da bandeira da Revolução para atestar que, passados dois séculos, vários dos preceitos republicanos representados na frente revolucionária ainda estão por ser consolidados em Pernambuco e no Brasil. Além disso, apresenta bandeiras criadas por movimentos de origem e abrangência variada que atualizam demandas de igualdade presentes na Revolução de 1817. Com curadoria de Moacir dos Anjos e José Luiz Passos, a mostra expõe trabalhos de Ana Lira, André Parente, Fábio Tremonte, Frente 3 de Fevereiro, Graziela Kunsch, Jaime Lauriano, José Rufino, Lívia Aquino, Lourival Cuquinha, Marilá Dardot, Paul Setúbal e Traplev.

GALERIAS




Obra de Lais Myrrha, Corpo de Prova, 2016 (Foto: Everton Ballardini)

Lais Myrrha - Cálculo das diferenças, individual na Athena Contemporânea, no Rio de Janeiro, até 11/11

A galeria Athena Contemporânea apresenta, a partir do dia 10 de outubro de 2017, a exposição “Lais Myrrha - Cálculo das diferenças”, com cinco obras recentes e inéditas da artista mineira radicada em São Paulo. Na mostra, serão apresentadas instalações, esculturas e uma fotografia, que se relacionam entre si e tratam da questão da arquitetura e da temporalidade.




​Detalhe da obra de Tiago Mestre, Silvana, 2017

Tão diferentes, tão atraentes, coletiva na Carbono Galeria, em São Paulo, até 15/10

Na Carbono Galeria, dez artistas apresentam edições especialmente produzidas para a curadoria de Paulo Miyada: Adriano Costa, Ana Prata, Beto Shwafaty, Daniel Senise, Jac Leirner, Janina McQuoid, Leda Catunda, Lucia Koch, Pedro França e Tiago Mestre.




​Detalhe da obra de Abraham Palatnik, Sem título, 2017

Abraham Palatnik, individual na Galeria Nara Roesler, em São Paulo, até 12/11

Um dos pioneiros da arte cinética mundial, Abraham Palatnik (1928, Natal, RN), traz seus trabalhos recentes para a sede paulistana da Galeria Nara Roesler, que o representa há quase duas décadas. A exposição reúne cerca de 15 relevos, a grande maioria inéditos, realizados no último ano (2016/2017). São progressões tridimensionais concebidas a partir de sua atual investigação com o acrílico.




​Detalhe da obra de Lenora de Barros, Mim quer sair de si, 1993

Respirar sem oxigênio, coletiva na Galeria Millan, em São Paulo, até 4/11

A exposição, organizada pela artista Regina Parra, reúne trabalhos de 24 artistas, incluindo nomes da nova geração — Bruno Levorin, Claudio Bueno, Gui Mohallem, Haroldo Saboia, Heloisa Franco, Julia Gallo & Max Huszar, Julia Ayerbe, Laura Davina, Malka Borenstein, Patrícia Araujo, Thany Sanches — em diálogo com obras importantes de Ana Mazzei, Afonso Tostes, Artur Barrio, Caetano Dias, Fancy, Lenora de Barros, Leticia Parente, Jannis Kounellis, Regina José Galindo, Nelson Felix, Tatiana Blass e Tunga. A proposta é investigar a vulnerabilidade do corpo como um meio para criação de novas potências a partir de um rico diálogo entre diferentes gerações de artistas brasileiros e estrangeiros.

Assine e Colabore

Precisamos do seu apoio. Por menos de um café com pão de queijo, você garante jornalismo com rigor editorial.

X

Acesso restrito a assinantes e cadastrados

Você atingiu o limite de 5 REPORTAGENS por mês

Identifique-se para continuar e ler 10 Reportagens por mês

Cadastre-se

ou

Conecte-se com o Facebook

já sou cadastrado

Colabore conosco!
Colabore com o futuro do jornalismo de qualidade.
Assine agora e tenha acesso ilimitado

Aproveite nossa promoção de lançamento e pague apenas R$ 1,90/mês*

Quero Assinar * Promoção válida até 31 de Dezembro de 2017