Brasileiros

TelaB!

TelaB!

Mundano: o artista das carroças

Série | Lixo não existe

Quem anda por SP com olho atento, já reparou nas carroças estilizadas que desfilam pela cidade. Conheça Mundano, o artista das carroças

Há mais de 10 anos, o grafiteiro e ativista Mundano colocou no centro de seu trabalho a vida dos catadores de material reciclável. Pintando carroças e amplificando as vozes dos principais responsáveis pela reciclagem no Brasil, o artista se tornou referência na defesa dos catadores. Hoje ele atua na ONG Pimp My Carroça, que produz atividades ao lado de carroçeiros de todo o país.

Na brisa com Luiza: colunistas páginaB!

Na brisa com Luiza

A professora de filosofia e ativista LGBT Luiza Coppieters é colunista do páginaB

Professora de filosofia e ativista LGBT, Luiza Coppieters é uma mulher trans e lésbica que discute questões de gênero e política. Ela é a nova colunista do portal páginaB!, onde vai apresentar mensalmente uma coluna em vídeo.

Pedro Borges é um dos colunistas do páginaB!

Colunistas

"Um preto de Alma Preta" é o nome da coluna de Pedro Borges, um dos articulistas da páginaB!

Fundador do portal de mídia negra Alma Preta e coordenador de comunicação da Iniciativa Negra por Uma Nova Política sobre Drogas (INNPD), o jornalista Pedro Borges é um dos colunistas do páginaB!.

O futuro da Cracolândia

OLHAR SOBRE A CIDADE

Entrevista com Luiz Antunes, ativista do coletivo A Craco Resiste

“Com polícia a gente não conseguir reduzir o consumo de drogas”, é o que diz Luiz Antunes, ativista do coletivo A Craco Resiste, que busca diminuir ao máximo a violência contra os usuários de crack e pessoas em situação de rua. 

Soundtrack, a Instalação

ARTE E CINEMA

O artista e fundador da Osklen, Oskar Metsavaht, expõe as fotos que fez de Selton Mello no filme Soundtrack.

O artista e fundador da Osklen, Oskar Metsavaht, expõe as fotos que fez de Selton Mello no filme Soundtrack.  A instalação, com curadoria de Marc Pottier, fica no MIS, em São Paulo, até 16 de julho. Soundtrack, o filme, que estreou em 6 de julho, tem direção da dupla 300ml e, além de Selton Mello, traz Seu Jorge e o ator britânico Ralph Ineson.

Ella Cisneros e as escolhas da curadoria

CONVERSAS DA ARTE!

Para Ella, o colecionador de arte precisa levar em conta o interesse público e o acesso às obras ao definir seus intentos

Para a colombiana Ella-Fontanals Cisneros, colecionadora desde os anos 1970 e fundadora da Cisneros Fontanals Art Foundation (CIFO), fundação sediada em Miami, nos EUA, o colecionador de arte precisa levar em conta o interesse público e o acesso às obras ao definir seus intentos.  “Cada um pensa de uma forma diferente, mas todos tem a custódia de algo que pertence ao mundo. Podemos ter a ‘guarda’ e cuidar das obras, mas a parte filantrópica tem que fazer parte do pensamento do colecionador. Nem todo colecionador gosta de tornar público o que tem. Essa é uma questão pessoal, mas é muito importante saber que esses artistas e essas obras tem, através de nós, a possibilidade de serem conhecidos e vistos ao redor do mundo”.

O Globo da Morte de Tudo

CONVERSAS COM ARTE!

Nuno Ramos e Eduardo Climachauska  falam sobre a obra, no Sesc Pompeia, que foi ativada com uma performance que, apesar das, falhas, levantou discussões sobre a incerteza na arte contemporânea.

Vera Café

CONVERSAS COM ARTE!

Em seus trabalhos se refletem as preocupações como mulher e artista

A artista Vera Café apresenta individual na Jo Slaviero e Guedes Galeria de Arte. Sob curadoria de Andrés Hernández, a mostra exibe a trajetória da artista, com destaque para sua participação nas bienais, na década de 70. Vera relata que em seus trabalhos existem “as preocupações como mulher e artista: a busca da liberação do julgo do discurso opressor patriarcal de sua geração, abrindo discussões para as outras gerações".