Brasileiros

TelaB!

TelaB!

Prêmio Montblanc de la Culture Arts Patronage

Entrevista

Na segunda edição do Prêmio no Brasil, na Pinacoteca de São Paulo, os diretores e curadores da Fundação Montblanc falaram com exclusividade à ARTE!Brasileiros, organizadora do evento

"Urgências na Arte", Seminário comenta sobre a obra de Monica Nador

A artista fala sobre o papel da renda e do desenho em sua obra e sobre a criação de uma identidade de natureza meditativa

O Seminário Internacional de Arte Contempôranea organizado pelo Paço das Artes, o MIS e Videobrasil, para discutir o papel das instituições em tempos de urgências trouxe para o Brasil, dentre outros palestrantes, Nydia Gutierrez, arquiteta, museologa e atual curadora chefe do museu de Antioquia, em Medellin na Colômbia. A artista Monica Nador passou duas semanas em Medellín, no final do ano passado, trabalhando diariamente com o grupo Museu e Territórios, programa criado pelo Museu de Antioquia. que busca envolver comunidades próximas a ele. Para Nador, um dos diferenciais do programa é ir além dos limites do mundo da arte: “Achei incrível que o museu trabalhe com assistentes sociais; eu sempre digo que a arte deve servir de acolhimento para os outros, e senti isso lá”.

Fronteiras do Gênero

Assista ao mini-doc lançado pela Revista Brasileiros sobre identidade de gênero

Em 2016, a Revista Brasileiros lançou "Fronteiras do Gênero", mini doc sobre identidade de gênero. Confira os relatos de Assucena Assucena e Raquel Virgínia, da banda As Bahias e a Cozinha Mineira, do ator e jornalista Léo Moreira Sá, da estudante de filosofia da USP Gabriela Perini Bortoletto, do psicanalista Pedro Ambra, entre outros, e entenda mais sobre o assunto.

Mundano: o artista das carroças

Série | Lixo não existe

Quem anda por SP com olho atento, já reparou nas carroças estilizadas que desfilam pela cidade. Conheça Mundano, o artista das carroças

Há mais de 10 anos, o grafiteiro e ativista Mundano colocou no centro de seu trabalho a vida dos catadores de material reciclável. Pintando carroças e amplificando as vozes dos principais responsáveis pela reciclagem no Brasil, o artista se tornou referência na defesa dos catadores. Hoje ele atua na ONG Pimp My Carroça, que produz atividades ao lado de carroçeiros de todo o país.

Na brisa com Luiza: colunistas páginaB!

Na brisa com Luiza

A professora de filosofia e ativista LGBT Luiza Coppieters é colunista do páginaB

Professora de filosofia e ativista LGBT, Luiza Coppieters é uma mulher trans e lésbica que discute questões de gênero e política. Ela é a nova colunista do portal páginaB!, onde vai apresentar mensalmente uma coluna em vídeo.

Pedro Borges é um dos colunistas do páginaB!

Colunistas

"Um preto de Alma Preta" é o nome da coluna de Pedro Borges, um dos articulistas da páginaB!

Fundador do portal de mídia negra Alma Preta e coordenador de comunicação da Iniciativa Negra por Uma Nova Política sobre Drogas (INNPD), o jornalista Pedro Borges é um dos colunistas do páginaB!.

O Globo da Morte de Tudo

CONVERSAS COM ARTE!

Nuno Ramos e Eduardo Climachauska  falam sobre a obra, no Sesc Pompeia, que foi ativada com uma performance que, apesar das, falhas, levantou discussões sobre a incerteza na arte contemporânea.

Vera Café

CONVERSAS COM ARTE!

Em seus trabalhos se refletem as preocupações como mulher e artista

A artista Vera Café apresenta individual na Jo Slaviero e Guedes Galeria de Arte. Sob curadoria de Andrés Hernández, a mostra exibe a trajetória da artista, com destaque para sua participação nas bienais, na década de 70. Vera relata que em seus trabalhos existem “as preocupações como mulher e artista: a busca da liberação do julgo do discurso opressor patriarcal de sua geração, abrindo discussões para as outras gerações".